25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas será realizada de 23 a 25 de abril e tem como patrona a escritora Roberta Dall’Agnol Rigo
- Andrei Nardi
- há 3 horas
- 3 min de leitura
Evento foi detalhado em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, e terá atividades para todos os públicos com entrada gratuita
A programação completa da 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas foi apresentada em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na segunda-feira (21/04). Participaram da conversa a assessora do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marielle Bressan, e a patrona desta edição, a escritora getuliense Roberta Dall’Agnol Rigo.
Segundo Marielle, a escolha por realizar a feira no mês de abril, e não mais em outubro, foi resultado da avaliação da edição anterior.
“O pessoal que frequenta a nossa feira avaliou que o segundo semestre tem muitos eventos. Por isso, optamos por realizá-la em abril, quando o clima também é mais favorável”, explicou.
A feira acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril, com o tema “Celebrando a leitura pelo encanto da literatura” e o slogan “Somos o que lemos”. A homenageada deste ano é a escritora Ana Maria Machado, referência na literatura infantojuvenil brasileira e membro da Academia Brasileira de Letras.
Incentivo à leitura e apoio à escrita jovem
Roberta Dall’Agnol Rigo, autora de O Coração Paciente e Segunda Chance, destacou como a escola e o ambiente familiar incentivaram seu gosto pela literatura:
“Eu sempre retirava livros na biblioteca. Toda semana eu lia pelo menos um. Isso alimentou o desejo pela escrita”, relatou.
A jovem escritora, de 21 anos, revelou que começou a escrever durante o ensino médio, e que o primeiro livro foi digitado após ser todo escrito à mão durante a pandemia.
“Comecei como hobby. Depois pensei: por que não tentar publicar? Foi um sonho que se concretizou com apoio da Prefeitura e da Lei Paulo Gustavo”, afirmou.
Sobre o convite para ser patrona da feira, disse:
“Foi uma surpresa muito grande. Recebi com o coração aberto e me sinto muito honrada por participar de um evento tão importante”.
Atividades formativas e ações culturais descentralizadas
A programação da feira envolve ações prévias e descentralizadas nas escolas, como a entrega de cartas para a Árvore Mágica da Leitura, produção de projetos literários com premiação em dinheiro para escolas da rede municipal, e o estímulo à associação de estudantes à Biblioteca Pública Municipal, por meio do projeto BP Fan Club.
Durante a entrevista, Marielle destacou também a importância dos editais culturais lançados com recursos da Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc e do próprio Fundo Municipal da Cultura, com gestão do Conselho Municipal de Política Cultural:
“Quando temos um conselho atuante e uma administração sem débitos com a União, conseguimos captar recursos que chegam aos fazedores de cultura e tornam projetos como esse possíveis”, afirmou.
A abertura oficial da feira acontece na quarta-feira (23/04), às 19h, no auditório do Centro Universitário Ideau (Unideau), com apresentação dos mascotes, divulgação do Prêmio Destaque Cultural — com cinco homenageados em literatura, música, dança, artes visuais e artesanato — e sarau com apresentações de artistas contemplados pelos editais municipais.
Programação completa
Pré-feira (datas anteriores ao evento principal):
Produção de cartas para a Árvore Mágica da Leitura
Prêmio: Projetos de leitura das escolas
Visita guiada à Biblioteca Pública Municipal
Projeto BP Fan Club – associação à biblioteca pública
23 de abril (quarta-feira)
13h – Contação de histórias descentralizada
📍 Rádio Abaúna FM
19h – Abertura oficial
Apresentação dos mascotes
Entrega do Prêmio Destaque Cultural
Sarau artístico cultural
📍 Auditório da Unideau
24 de abril (quinta-feira)
9h e 14h – Conversa com o autor Elianro Rocha
📍 Calçadão
10h às 15h – Trilha literária no calçadão (organização: Departamento Cultural e Desporto)
📍 Praça Municipal Flores da Cunha
Estações no calçadão:
Estação 1: Brincadeiras antigas
Estação 2: Jogos populares
Estação 3: Contação de histórias
Estações na biblioteca:
Estação 1: Varal literário – Jussara Oleksinski
Estação 2: Leituras plurais – AGL
19h – Rock Café Literário
Show com a banda Good Fellas
Homenagem a Patrick Borgmann
Lançamento de livros
📍 Five Pub
25 de abril (sexta-feira)
9h – Conversa com o autor Rodrigo D’Auzoto Querubim
📍 Calçadão
10h – Espetáculo teatral Histórias Viajantes – Teatro Caravana da Ilusão
🎯 Público-alvo: Ensino fundamental e médio
📍 Calçadão
14h – Show de mágica com Jefferson Prates
🎯 Público-alvo: Educação infantil e anos iniciais
📍 Calçadão
15h – Espetáculo teatral Histórias Viajantes – Teatro Caravana da Ilusão
🎯 Público-alvo: Educação infantil e anos iniciais
📍 Calçadão
Pós-feira (atividades complementares nas EMEIs)
📚 Contação de histórias para as turmas da educação infantil
📍 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Getúlio Vargas
Encerramento
A feira termina na sexta-feira (25/04), mas algumas atividades continuam no pós-feira, como a contação de histórias nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Durante todo o evento, haverá comercialização de livros com a Livraria Klein, e todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Comments