Obra de pavimentação visa impulsionar turismo e economia no norte gaúcho; conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025
O acesso asfáltico a Ametista do Sul, via ERS-591, alcançou 65% de execução. A obra, conduzida pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), representa um investimento de R$ 25,67 milhões do Tesouro do Estado.
Dos 8,86 quilômetros entre Ametista do Sul e o distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, 3,2 km já estão finalizados. Os trechos entre os km 0 e km 2,6 e do km 8,3 ao km 8,86 contam com a capa asfáltica e sinalização implementadas. Nos demais segmentos, as atividades de terraplenagem, drenagem e base asfáltica seguem em ritmo acelerado.
“O acesso pela ERS-591 é vital para o desenvolvimento de Ametista do Sul, pois ligá-la à BR-386 facilita o transporte de produtos, incentiva o turismo e atrai investimentos. Estamos comprometidos em seguir com as obras para que a comunidade possa usufruir dos benefícios o quanto antes”, afirmou o secreário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Atualmente, as equipes trabalham na terraplenagem entre os km 2,7 e km 3,2, na sub-base do km 7,7 ao km 8,1 e na base entre os km 3,3 e km 3,7. A previsão é de que a ligação asfáltica seja concluída no segundo semestre de 2025.
“Estamos avançando conforme o cronograma, com foco na qualidade e na segurança da rodovia. A conclusão desse acesso trará impactos positivos para a economia local e melhorará significativamente a mobilidade dos moradores”, destacou Luciano Faustino, diretor-geral do Daer.
Impacto econômico e otimismo da população
A população de Ametista do Sul recebe a obra com entusiasmo, enxergando nela um divisor de águas para o turismo e os negócios locais. Juliano Pinheiro, empresário do setor de pedras, celebra o progresso: “Ter a pavimentação aqui, na frente do nosso negócio, vai melhorar demais o transporte dos nossos produtos e atrair turistas”, afirma.
Comments