Ação do SUTRAF-AU e da Cooperfamília abastece 18 unidades mantidas pela CUT-RS e beneficia famílias em situação de vulnerabilidade
Nas duas últimas quartas-feiras, o Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU) e a Cooperfamília realizaram a entrega de cerca de 30 toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares do Alto Uruguai para as Cozinhas Comunitárias da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), em Porto Alegre.
Alimentos produzidos por 110 agricultores abastecem comunidades urbanas
A ação envolveu 110 agricultores familiares que forneceram frutas, legumes, hortaliças, feijão e outros alimentos essenciais. Os produtos foram destinados a 18 cozinhas comunitárias vinculadas ao projeto “CUT com a Comunidade”, voltado ao enfrentamento da fome e à promoção da segurança alimentar.
Entidades destacam papel da agricultura familiar
Segundo o presidente da Cooperfamília, Isaías Wastchuk, a iniciativa fortalece a conexão entre o campo e a cidade:
“Esse trabalho é fundamental para mostrar o papel da agricultura familiar na sociedade. Produzimos alimentos saudáveis e conseguimos garantir que eles cheguem à mesa de quem precisa”, afirmou.
Para o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, a ação reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao setor:
“A entrega de alimentos como essa mostra que é possível estabelecer uma relação justa entre o campo e a cidade, garantindo renda para os agricultores e alimentação digna para as famílias mais vulneráveis.”
Projeto tem investimento de R$ 1,5 milhão
A entrega dos alimentos é viabilizada por um projeto de R$ 1,5 milhão executado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS) em parceria com a CUT-RS. O coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, destacou o compromisso com a continuidade do programa:
“Seguiremos empenhados para garantir que a produção da agricultura familiar chegue a quem precisa, promovendo um modelo sustentável e solidário de alimentação.”

Comments