top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alistamento militar feminino voluntário inicia em todo o Brasil

Processo pioneiro oferece 1.465 vagas para mulheres em 28 municípios brasileiros

 

O processo de alistamento militar voluntário feminino teve início nesta quarta-feira (1º) e marca uma iniciativa pioneira para incrementar o efetivo das Forças Armadas. O período de alistamento segue até 30 de junho e oferece 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025. As interessadas devem observar as regras do recrutamento, dividido em diversas etapas.

Etapas do alistamento

A primeira fase, o alistamento, pode ser feito online ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar nos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação. As candidatas podem escolher a Força em que desejam ingressar, considerando a disponibilidade de vagas, a aptidão individual e as especificidades exigidas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

Municípios contemplados

A iniciativa abrange as cidades de Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Critérios de seleção

As inscritas passarão por etapas de seleção que incluem testes físicos e inspeções de saúde com exames clínicos e laboratoriais. As candidatas que não comparecerem às etapas serão consideradas desistentes. A incorporação das selecionadas ocorrerá no 1º ou 2º semestre de 2026, ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Apesar de voluntário no início, a partir da incorporação, o serviço militar passa a ter caráter obrigatório.

Direitos e duração do serviço militar

O serviço militar feminino terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme os critérios estabelecidos pelas Forças Armadas. Após o desligamento, as voluntárias serão incluídas na reserva não remunerada.

Base legal

Os procedimentos para recrutamento, incorporação e prestação do serviço militar feminino estão regulamentados pelo Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024. Para os homens, o alistamento continua sendo obrigatório para aqueles que completam 18 anos.

Participação feminina nas Forças Armadas

Atualmente, cerca de 37 mil mulheres compõem o efetivo das Forças Armadas, representando aproximadamente 10% do total. Elas atuam em áreas como saúde, ensino e logística, além de poderem ingressar na carreira combatente por meio de concursos específicos.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page