Ato em defesa da agricultura será realizado em Jacutinga no dia 10/04
- Andrei Nardi
- 3 de abr.
- 2 min de leitura
Mobilização foi definida na última reunião da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), em Erechim
Prefeitos da região do Alto Uruguai deliberaram pela realização de um ato público em apoio aos produtores rurais, agendado para a próxima quarta-feira (10/04), às 14h, na praça municipal de Jacutinga. A decisão foi tomada durante reunião da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizada na semana passada, na sede da Unimed Erechim.
A mobilização tem como foco a situação crítica enfrentada pelos agricultores da região, afetados por eventos climáticos extremos desde 2021, como estiagens sucessivas e enchentes. Conforme os organizadores, as perdas acumuladas têm impactado diretamente a capacidade de pagamento dos produtores, que enfrentam níveis elevados de endividamento e risco de abandono das atividades agrícolas.
“Sem uma solução imediata, concreta e eficaz, corre-se o risco de um colapso produtivo que afetará diretamente a segurança alimentar, o abastecimento do mercado interno e os preços dos alimentos”, afirmou o presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim Mezacasa.
União regional e documento de reivindicações
A mobilização convida prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura, deputados estaduais e federais, produtores e a comunidade para um ato público que, segundo os organizadores, pretende pressionar os governos por ações efetivas de apoio ao setor.
Durante o encontro, será elaborado um documento coletivo com reivindicações específicas, com destaque para a necessidade de renegociação das dívidas agrícolas e medidas emergenciais para garantir a continuidade da produção.
“Convidamos a todos para estarem presentes neste momento de união. Dessa mobilização, vamos construir um documento que será encaminhado aos governos com as nossas demandas”, declarou o prefeito de Jacutinga, Ademir Sakrezenski, anfitrião do evento.
A região do Alto Uruguai tem perfil majoritariamente agrícola, e o impacto das adversidades climáticas tem sido apontado por lideranças locais como uma ameaça concreta à sustentabilidade das comunidades rurais.

Comments