top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil inicia campanha pelo hexacampeonato mundial de futsal no Uzbequistão

Seleção busca seu sexto título em Copas organizadas pela Fifa; já venceu cinco desde 1989

 

O Brasil deu o pontapé inicial na busca pelo hexacampeonato mundial de futsal no último sábado (14), no Uzbequistão. Sob o comando de Marquinhos Xavier, a seleção brasileira, que já conquistou cinco títulos da Copa do Mundo de Futsal organizada pela Fifa, tem o objetivo de trazer a sexta taça para o país mais vitorioso da modalidade.

Títulos pela Fifa e Fifusa

Além das cinco conquistas reconhecidas pela Fifa, o Brasil também tem dois títulos mundiais conquistados em 1982 e 1985, quando a modalidade era organizada pela extinta Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). Entretanto, como a Fifa não reconhece esses títulos, a seleção é considerada oficialmente pentacampeã mundial.

Retrospectiva dos cinco títulos do Brasil

  • 1989 – Primeira vitória da Fifa - Na primeira edição da Copa do Mundo organizada pela Fifa, o Brasil foi representado pelo time do Bradesco, do Rio de Janeiro, já que a seleção ainda estava atrelada à Fifusa. Mesmo assim, com alguns jogadores convidados, como Adílio, do Flamengo, a equipe derrotou a Holanda por 2 a 1 na final, com gols de Benatti e Raul.

    • A seleção de 1989 — Adílio, Atila, Benatti, Cadinho, Carlos Alberto, Dirceu, Gilson, Lula, Marquinhos, Neimar, Raul, Serginho e Toca. Técnico: Gérson Tristão.

  • 1992 – Vitória em Hong Kong - No Mundial realizado em Hong Kong, o Brasil já estava alinhado com a Fifa e convocou uma seleção nos moldes tradicionais. Na final, a equipe brasileira venceu os Estados Unidos por 4 a 1, com dois gols de Jorginho, um de Vander e outro de Manoel Tobias. Jorginho, ex-jogador da equipe Enxuta, foi eleito o melhor do mundo naquele ano.

    • A seleção de 1992 — Chiquinho, Edinho, Fininho, Manoel Tobias, Mazureik, Morillo, Ortiz, Jorginho, Rogério, Serginho, Serginho Bigode e Vander. Técnico: Takão.

  • 1996 – O tri contra a Espanha - O terceiro título do Brasil veio em 1996, ao derrotar a anfitriã Espanha por 6 a 4. Os gols brasileiros foram marcados por Danilo (duas vezes), Choco, Márcio, Vander e Manoel Tobias, que liderou a equipe ao título. Posteriormente, Tobias foi eleito o melhor jogador do mundo por três anos consecutivos: 2000, 2001 e 2002.

    • A seleção de 1996 — Bagé, Choco, Clóvis Simas, Danilo, Djacir, Fininho, Manoel Tobias, Márcio, Sandrinho, Serginho, Vaguinho e Vander. Técnico: Takão.

2008 – Título no Maracanãzinho

  • Depois de perder os dois campeonatos anteriores para a Espanha, o Brasil voltou a vencer em 2008, em um torneio realizado em casa. Na final, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, diante de 10 mil torcedores, o Brasil empatou com a Espanha por 2 a 2 no tempo normal, com gols de Marquinho e Vinícius. Nos pênaltis, venceu por 4 a 3.

    • A seleção de 2008 — Ari Santos, Betão, Ciço, Falcão, Franklin Júnior, Gabriel, Lenísio, Marquinho, Schumacher, Tiago Marinho, Vinícius e Wilde. Técnico: PC de Oliveira.

  • 2012 – Vitória na Tailândia - O título mais recente do Brasil foi conquistado em 2012, na Tailândia. A final contra a Espanha terminou empatada em 2 a 2 no tempo normal, com gols de Falcão e Neto para o Brasil. Na prorrogação, o Brasil venceu por 1 a 0, com mais um gol de Neto, garantindo a vitória por 3 a 2. Falcão, que já havia sido eleito o melhor do mundo quatro vezes (2004, 2008, 2011 e 2012), foi o grande nome da equipe.

    • A seleção de 2012 — Ari Santos, Falcão, Fernandinho, Franklin Júnior, Gabriel, Guitta, Jé, Leandro Simi, Neto, Rafael Rato, Rodrigo Araújo, Tiago Marinho, Vinícius e Wilde. Técnico: Marcos Sorato (Pipoca).

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page