Cartório da 70ª Zona Eleitoral divulga informações essenciais para o dia da votação nas eleições municipais 2024
- Andrei Nardi
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Votação ocorre em 6 de outubro, das 8h às 17h, com regras específicas sobre identificação; Getúlio Vargas tem mudança de seções
No próximo dia 6 de outubro, ocorrerão as Eleições Municipais 2024, com o horário de votação das 8h às 17h. Para votar, é necessário que eleitores e eleitoras apresentem um documento de identificação com foto. Entre os documentos aceitos estão a Carteira de Identidade (RG), Passaporte, Carteira de Trabalho (CTPS), Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Categoria Profissional reconhecida por lei e o eTítulo (para aqueles com biometria cadastrada). Embora não seja obrigatório, o título de eleitor é recomendado.
É aconselhável que os eleitores levem anotados os números de seus candidatos na ordem correta: vereador(a) e prefeito(a). Os números dos candidatos a vereador possuem cinco dígitos, enquanto os números dos candidatos a prefeito possuem dois dígitos. Os eleitores podem votar em candidatos, na legenda do partido, em branco ou anular o voto, sendo que a escolha em um cargo não interfere no outro.
A identificação dos eleitores será feita de forma mista: aqueles com biometria cadastrada serão identificados por meio dela, e os demais, pelo documento e assinatura no caderno de votação. Os eleitores de Getúlio Vargas que não participaram da revisão biométrica de 2019 devem consultar a situação do título. Se regular, estarão aptos a votar. A consulta pode ser realizada via WhatsApp no número (51) 2312-2015.
Nesta eleição, haverá uma intérprete de Libras no canto inferior da urna, auxiliando eleitores com deficiência auditiva na identificação do cargo em votação. Eleitores com necessidades especiais têm preferência na votação e podem ser assistidos por uma pessoa de confiança, que deverá se identificar aos mesários e assinar a ata da seção.
Entre as proibições nas seções eleitorais estão: a entrada na cabine de votação com celulares ou dispositivos de captação de imagens, o porte de armas, mesmo com documentos que o permitam, e a presença de crianças na cabine de votação. Além disso, os eleitores devem obrigatoriamente apresentar um documento de identificação com foto para votar. Propaganda silenciosa, como o uso de adesivos e bandeiras, é permitida no dia da eleição.
Eleitores de Getúlio Vargas que votavam nas seções da Igreja Sião devem se dirigir ao Centro de Convivência Natalício Botolli, onde funcionarão as seções 04 e 70. Eleitores fora de seu domicílio eleitoral podem justificar a ausência pelo aplicativo eTítulo, ou comparecer a uma seção eleitoral com documento de identificação e o número do título para justificar a ausência.
Comments