Residências e estabelecimentos comerciais foram invadidos pela água, e uma família precisou deixar sua casa.
As chuvas intensas que atingiram a região norte do Rio Grande do Sul causaram prejuízos significativos em Getúlio Vargas. Na Avenida Severiano de Almeida, a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais. Nas proximidades do Estádio Plácido Scussel, o campo do Taguá, várias quadras ficaram submersas devido ao transbordamento do Rio Abaúna.
Vários pontos da cidade precisaram ser bloqueados devido aos alagamentos. Após a chuva diminuir ao meio-dia, a população começou a calcular os prejuízos e a limpar os rastros deixados pela água. Segundo a prefeitura de Getúlio Vargas, uma família precisou sair de casa e o transporte escolar foi suspenso.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade de grande perigo, iniciando em 16 de novembro de 2023 às 12h00 e terminando em 17 de novembro de 2023 às 15h00. O aviso alerta para chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O INMET recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e procurar abrigo, evitando permanecer ao ar livre. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fotos: Andrei Nardi / Grupo Sideral de Rádios
Comentarios