O calendário eleitoral de 2022 prevê que as convenções partidárias aconteçam a partir da próxima quarta-feira, 20 de julho, e sigam até o dia 5 de agosto. Mas, no Rio Grande do Sul, as reuniões que oficializarão as candidaturas foram marcadas para começar no fim de semana.
É o momento em que serão definidos os nomes que disputarão o Palácio Piratini, a vaga para o Senado, bem como as nominatas para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Os principais partidos políticos do Rio Grande do Sul já definiram as datas de suas reuniões. São, pelo menos, 13 legendas que escolheram quando realizarão suas convenções.
Antes desses encontros, ao longo dessa semana, as articulações seguirão intensas. A começar por esta segunda-feira (18), quando o MDB terá reunião para definir se lança candidato próprio ao Piratini ou se apoia o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que tenta ser o primeiro governador reeleito da história do Rio Grande do Sul. Mas a convenção do MDB será apenas em 31 de julho.
Quem abre o calendário oficialmente é o PL, que terá encontro partidário na sexta-feira (22). É quando sai o primeiro candidato oficial ao Piratini: o partido vai lançar o ex ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni. O partido do presidente Jair Bolsonaro vai realizar a reunião no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre – todas as convenções agendadas até agora acontecem na capital gaúcha.
No sábado (23), devem ocorrer três convenções. Uma é a do Partido Novo, que deve lançar o nome do advogado Ricardo Jobim, sobrinho do ex-ministro Nelson Jobim (MDB) e o entrevistado desta semana que abre a série de sabatidas do Jornal do Comércio com candidatos a governador do Estado. O evento do Novo ocorrerá no Hotel Quality Porto Alegre.
Também no sábado, o Republicanos deve lançar o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, para concorrer ao Senado Federal. O Republicanos fará aliança com o PL, tendo a dobradinha Mourão e Onyx nas disputas majoritárias no Estado. A reunião partidária ocorre na Câmara Municipal de Porto Alegre.
A outra convenção do dia ainda é cercada por mistério. No Dante Barone, o PSB pode lançar o nome do ex-deputado federal Beto Albuquerque como cabeça de chapa ao Palácio Piratini. Porém, o partido é coligado nacionalmente com o PT – Geraldo Alckmin (PSB) será o vice-candidato à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – e o Partido dos Trabalhadores ainda reúne esforços para repetir a dobradinha no Rio Grande do Sul. Uma aliança também interessaria ao PSB, mas com Beto Albuquerque como candidato a governador. A decisão oficial será conhecida no Teatro Dante Barone.
No dia seguinte, quem anuncia oficialmente seu candidato é o próprio PT. No domingo, a sigla deve lançar Edegar Pretto ao governo do Estado. A convenção também será realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
O domingo (24) ainda terá o lançamento de candidaturas do PSOL. O ex-deputado estadual e atual vereador de Porto Alegre Pedro Ruas deve ser confirmado como candidato a governador, enquanto seu colega de bancada do Legislativo da Capital gaúcha, Roberto Robaina, deve concorrer ao Senado. A agenda será no Centro de Convenções Barros Cassal.
As convenções terão continuidade no fim de semana seguinte, nos últimos dias de julho. No sábado (30), o PDT deve confirmar Vieira da Cunha como o nome da sigla ao Palácio Piratini, após a recusa do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior em sair candidato. O evento será na Câmara de Porto Alegre.
No mesmo dia, será lançado oficialmente o segundo palanque bolsonarista no Estado: o senador Luis Carlos Heinze será nomeado pelo PP como seu candidato a governador, em evento no Teatro Dante Barone. A sigla também deve anunciar Nádia Gerhardt ao Senado.
A candida a vice na chapa de Heinze deve ser a vereadora Tanise Sabino, do PTB, que realiza convenção no domingo (31), na Câmara de Porto Alegre.
No último dia de julho, também deve ser lançado oficialmente ao Piratini o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que tenta a reeleição, contrariando sua promessa de 2018. Vai enfrentar o desafio de concorrer em um Estado que nunca, em sua história democrática, reelegeu um governador. O evento ainda não tem local definido.
O MDB fará convenção no mesmo dia e, se não decidir apoiar Leite, deve lançar o jovem deputado estadual Gabriel Souza ao Piratini.
O Cidadania, da deputada estadual Any Ortiz, ainda não definiu datas por conta de negociações partidárias, mas deve realizar convenção no final do mês.
Próximo fim de semana
PL - sexta-feira, 22 de julho - Teatro Dante Barone
Partido Novo - sábado, 23 de julho - Hotel Quality Porto Alegre
Republicanos - sábado, 23 de julho - Câmara Municipal de Porto Alegre
PSB - sábado, 23 de julho - Teatro Dante Barone
PSOL - domingo, 24 de julho - Centro de Convenções Barros Cassal
PT - domingo, 24 de julho - Teatro Dante Barone
União Brasil - domingo, 24 de julho - Clube Farrapos
Último fim de semana de julho
PDT - sábado, 30 de julho - Câmara de Porto Alegre
PP - sábado, 30 de julho - Teatro Dante Barone
PTB - domingo, 31 de julho - Câmara de Porto Alegre
MDB - domingo, 31 de julho - Teatro Dante Barone
PSDB - domingo, 31 de julho - a definir
Cidadania - final do mês - a definir
Fonte: Jornal do Comércio
Comments