top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corsan modifica sistema de captação de água em Sertão, beneficiando quase 2 mil famílias

A Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento, implementou uma importante alteração no sistema de captação de água no município de Sertão, beneficiando quase 2 mil famílias. Essa mudança marca a primeira modificação desse porte no Estado.

Anteriormente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) utilizava uma adutora no arroio Sertão para captar água de manancial superficial. Agora, o sistema foi modificado para captar água de manancial subterrâneo, proveniente de poços artesianos. Um poço já foi aberto junto ao pátio da ETA e outro será perfurado em breve.

A operação do novo sistema é totalmente automatizada, garantindo uma dosagem constante dos produtos utilizados no tratamento da água. Segundo o superintendente da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi, essa mudança traz diversas vantagens. "Agora, estamos menos suscetíveis aos efeitos da estiagem. No verão, as chuvas diminuem e o nível dos rios também é afetado. Já as águas de poços profundos tendem a ser mais estáveis em comparação aos mananciais superficiais, especialmente os de menor porte, que sofrem restrições em eventos climáticos de estiagem ou diminuição de chuvas", explicou.

O antigo sistema da ETA será mantido como reserva e será acionado em períodos de maior consumo, caso necessário. Quanto à qualidade da água, nada muda, pois esse novo sistema oferece maior confiabilidade na operação. A Corsan também está avaliando a possibilidade de implantar essa mudança nas cidades de Rondinha, Áurea, Itatiba do Sul e Campinas do Sul nos próximos meses.

Além disso, a Corsan está finalizando a implantação de uma nova rede de água no Parque Municipal de Exposições de Sertão. Essa rede irá abastecer toda a estrutura do parque, que é utilizada especialmente em feiras, rodeios e eventos da comunidade. Serão instalados 56 pontos de água, além de uma tubulação de 60mm.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page