Vacinas são provenientes da 8ª remessa do Ministério da Saúde e do estoque da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos. Doses são para idosos e trabalhadores da saúde
Começaram a ser distribuídas nesta quarta-feira (10/3) 206.560 doses de vacina Coronavac/Butantan às coordenadorias regionais de saúde (CRS). Retiraram na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (10/3), as 8ª e 16ª CRS, além da Secretaria Municipal de Saúde da capital.
Também foi realizada a entrega na 1ª CRS. As demais coordenadorias deverão receber as vacinas na quinta-feira (11/3), com distribuição por via terrestre e aérea. O transporte aéreo será realizado pela Brigada Militar e Polícia Civil.
Essas vacinas são provenientes da oitava remessa recebida do Ministério da Saúde, que chegou ao Estado na noite da terça (9/3), e de um remanescente no estoque da Ceadi da remessa recebida em 3 de março.
As doses distribuídas agora serão destinadas à conclusão da vacinação de idosos com 80 anos ou mais, para ampliar a imunização de idosos entre 77 e 79 anos e para profissionais de saúde ainda não vacinados. Essa etapa da campanha de vacinação irá contemplar a totalidade dos idosos de 77 anos ou mais e 83% dos profissionais de saúde em todo território gaúcho. Todas são destinadas a primeira aplicação da vacina.
A resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 36/2021, que trata sobre a destinação dessas doses de CoronaVac, permite a ampliação da faixa etária de idosos a serem vacinados, uma vez que se atinja 100% das pessoas com 77 anos ou mais. Pode-se ampliar para idosos com 76, depois 75, e assim por diante, conforme o município tiver estoque.
Com essa remessa, o Estado recebeu e distribuiu 1,28 milhão de doses de vacina. Já foram aplicadas 722,7 mil doses (entre primeira e segunda doses).
Confira quantas doses os municípios da região irão receber
Charrua: 70;
Erebango: 60;
Erechim: 1.830.
Estação: 130;
Floriano Peixoto: 40;
Getúlio Vargas: 370;
Ipiranga do Sul: 50;
Sertão: 150.
Fonte: SES com informações de G1 RS
Comments