Greve dos auditores-fiscais atrasou liberação total; versão pré-preenchida dá prioridade na restituição
Está disponível, a partir desta terça-feira (01/04), a versão completa da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. A liberação integral dos dados sofreu atraso em função da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal.
Além do programa g erador tradicional, os contribuintes agora podem acessar a declaração por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda" e do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), ambos atualizados nesta semana. O uso da declaração pré-preenchida acelera o processo de envio e dá prioridade no recebimento da restituição.
Informações já incluídas na declaração pré-preenchida
Com todos os dados integrados, os contribuintes passam a ter acesso automático às seguintes informações:
Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf)
Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob)
Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed)
Carnê-Leão Web
Rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave
Códigos de juros e restituições recebidas
Saldos bancários, investimentos e imóveis adquiridos
Doações realizadas, criptoativos, contas bancárias e ativos no exterior
Contribuições à previdência privada
Receita investe em serviços digitais
A Receita Federal anunciou que pretende descontinuar futuramente o programa gerador de declaração (PGD) para dar lugar definitivo à solução online e mobile. Ainda não há uma data definida para essa transição.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca:
“A gente tem investido muito forte na solução do Meu Imposto de Renda. Em algum momento vamos acabar com o PGD em prol dessa solução online, que é mais segura.”
Envio da declaração vai até 30 de maio
O prazo de entrega da declaração do IRPF 2025 segue aberto até as 23h59min de (30/05). A Receita recomenda que o contribuinte reúna previamente todos os documentos para comparação com os dados da declaração pré-preenchida. Em caso de divergência, as informações devem ser corrigidas manualmente.
A expectativa da Receita Federal é receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento de cerca de 7% em relação a 2024.
Plataformas disponíveis e estimativa de uso
A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas para quem possui conta gov.br com nível ouro ou prata. O preenchimento pode ser feito:
Pelo Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para computadores;
Pelo Meu Imposto de Renda (MIR), aplicativo para celulares e tablets.
Mais informações podem ser acessadas na página oficial do Meu Imposto de Renda. A Receita estima que cerca de 57% das declarações deste ano sejam feitas com a funcionalidade pré-preenchida, que facilita o preenchimento e reduz erros.

Kommentare