Hospital Santo Antônio de Estação busca reestruturação após décadas de desafios financeiros
- Andrei Nardi
- 26 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Equipe administrativa do hospital esclarece a atual situação da instituição e os esforços para restabelecer o vínculo com o SUS.
O Hospital Santo Antônio, localizado em Estação e que atende pacientes da cidade e região há 70 anos, enfrenta sérias dificuldades financeiras e administrativas. Em entrevista à Rádio Sideral, a atual equipe administrativa, detalhou a situação.
Inaugurado em 1952 como um hospital particular com fins lucrativos, o Santo Antônio fechava as contas no vermelho há muitos anos. Em 2008, com a falência da Cotrigo, principal empresa da cidade, o movimento de pacientes particulares diminuiu muito. Além disso, o hospital perdeu o convênio com o SUS por não utilizar os recursos do Sistema Único de Saúde.
Diante desse cenário, os antigos sócios proprietários decidiram doar o hospital. Porém, nenhuma entidade aceitou assumir a unidade. Foi então criada uma associação privada sem fins lucrativos para administrar o Santo Antônio.
A nova associação busca regularizar a situação do hospital como entidade filantrópica junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, mesmo sendo mantido por uma organização sem fins lucrativos, o Santo Antônio ainda não possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) que permite firmar convênios com o SUS e obter isenções fiscais.
A intenção é garantir a continuidade do atendimento à população da região, que depende do hospital há décadas. Confira a entrevista na íntegra:

Comments