No dia 18 de agosto foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social, Cras, de Ipiranga do Sul a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Assistência social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.
A conferência foi transmitida via live pela página do Facebook da prefeitura e contou com a presença do prefeito e também secretário da Assistência Social, Marco Antonio Sana, do presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Rodighiero e do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Cleimar Araldi. Além de demais autoridades, representantes das entidades municipais e usuários do Cras.
O prefeito Sana em seu pronunciamento, ao declarar aberta a conferência, enalteceu o trabalho do Cras do município e destacou a importância do debate sobre o tema proposto no evento.
A mediação foi realizada pela assistente social do município, Cristiane Dalla Rosa e a palestra foi ministrada pela psicóloga Aline Bonez, especialista em Política de Assistência Social em parceria com a empresa de assessoria e consultoria Prosperar.
De acordo com a Assistente Social Cristiane, a conferência tem o objetivo de conferir como está a política de assistência social no município, estado e país. É um espaço importante de caráter deliberativo que oportuniza o debate e a avaliação da política de assistência social e propõe novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.
Para a psicóloga Aline Bonez, o maior desafio é desmistificar a assistência social como caridade, como assistencialismo, mas sim compreendê-la como um direito de todos. Ela deve partir do princípio da equidade de acordo com as diferentes necessidades de cada um, objetivando a igualdade. “É necessário conhecer a política de assistência social para não ficar somente no assistencialismo”, argumentou.
Durante a conferência foram apresentadas as deliberações, que se originaram de trabalhos em grupo feito previamente com os representantes da sociedade. Estas foram aprovadas e encaminhadas para a plenária estadual. Na oportunidade também foram escolhidos os delegados, representantes do município, para participarem da 14ª Conferência Estadual de assistência Social do RS que acontecerá em 25 a 27 de outubro.
Os delegados eleitos
Representantes da sociedade civil:
Bruno Utermoehl – Emater Ascar (titular)
Nair Ceron (suplente)
Representantes do Governo Municipal:
Cristiane Dalla Rosa (titular)
Vanderlei Zem Pasqualotto (suplente)
Comentários