Itatiba do Sul sediou a Assembleia Geral Ordinária da AMAU, na última sexta-feira, 31 de março. A reunião aconteceu no Clube Uassari, como parte das celebrações dos 58 anos de emancipação política administrativa do município. Apesar da semana intensa com a Marcha a Brasília de 27 a 30 de março, os prefeitos marcaram presença em grande número para prestigiar a assembleia e a abertura da Expo Itatiba.
O evento contou com a presença do presidente da AMAU, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, que apresentou um balanço das ações desenvolvidas durante a Marcha a Brasília, incluindo agendas com ministros, reuniões com a bancada gaúcha e busca de recursos para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, que atende todos os municípios da região.
Em seguida, Arruda passou a condução dos trabalhos ao prefeito de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski, anfitrião do evento e vice-presidente da AMAU. O primeiro tema da reunião foi a apresentação do projeto Centro de Apoio ao Turista (CAT), que irá funcionar junto ao Colosso da Lagoa. A área será reformada para receber turistas de fora da região e dos municípios do Alto, num investimento previsto em torno de R$ 580 mil. O objetivo é impulsionar o turismo, através da marca ‘Destinos do Norte Gaúcho’, que irá mostrar toda a cadeia produtiva turística regional.
A busca dos recursos para a construção deste centro será junto à iniciativa privada, e caso não se atinja os valores necessários, a AMAU se colocou à disposição para buscar junto aos deputados e ao governo do Estado o valor restante. O pedido de apoio já foi solicitado ao deputado estadual Dirceu Franciscon, que estava presente no evento, e junto com a direção da AMAU, recebeu cópias do projeto.
O segundo tema da reunião foi a apresentação do gerente de relacionamento da RGE no Alto Uruguai, Cláudio Rodrigo Manica, dos investimentos realizados em 2022 e as projeções para os próximos anos.
“Está se investindo muito na região, e esses valores irão aumentar. Já estamos com 90% de postes de concreto, substituídos pelos de madeira”, disse Manica, que pontuou uma a uma as obras por município na região.
Ao final da sua explanação, Manica recebeu um relatório de demandas do Alto Uruguai.
Para o presidente da AMAU, Marcelo Arruda, essa descentralização das assembleias ordinárias tem o objetivo de valorizar cada município do Alto Uruguai.
“Para nos desenvolvermos enquanto região é necessário trabalharmos unidos, deixando de lado o P de partidos e valorizarmos o P de pessoas”, ressaltou.
A assembleia foi encerrada com agradecimentos aos presentes e uma confraternização entre os prefeitos, que destacaram a importância da união e da cooperação entre os municípios para o desenvolvimento da região.
Comments