top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MetSul prevê onda de calor no Rio Grande do Sul na próxima semana

Temperaturas devem ultrapassar 35ºC em várias regiões, com picos próximos a 40ºC

 

A MetSul Meteorologia alerta para uma onda de calor no Rio Grande do Sul a partir de 24/02, com temperaturas acima da média histórica para o final de fevereiro. Na próxima semana, as máximas devem atingir entre 35ºC e 38ºC em grande parte do estado, chegando perto ou acima de 40ºC em algumas áreas, como Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre. O calor já começa em 20/02, com 33ºC a 34ºC na Metade Oeste, e aumenta no fim de semana, alcançando até 37ºC a 38ºC no domingo.

Previsão detalhada

Na sexta-feira, 21/02, diversas regiões terão máximas de 33ºC a 35ºC. No sábado, 22/02, os termômetros marcarão entre 32ºC e 35ºC, com picos de 36ºC a 37ºC na Metade Oeste. No domingo, 23/02, a maior parte do estado terá entre 32ºC e 35ºC, enquanto a Metade Oeste pode chegar a 38ºC. A partir de segunda-feira, 24/02, o calor se intensifica, com máximas acima de 35ºC em muitos municípios. Terça, 25/02, e quarta, 26/02, serão os dias mais quentes, com temperaturas ao redor ou acima de 40ºC em algumas cidades. Na quinta, 27/02, pancadas de chuva na Metade Sul podem aliviar o calor, mas a Metade Norte seguirá com altas temperaturas.

“O calor será intenso, mas não tão extremo quanto a última onda registrada em fevereiro”, informou a MetSul.

Comparação com a última onda de calor

Na onda de calor anterior, em 11/02, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,3ºC em Uruguaiana e Campo Bom, 40,6ºC em São Gabriel e 40,0ºC em Santa Maria. Em Porto Alegre, a máxima foi de 39,8ºC, a maior de fevereiro desde 2014. A MetSul prevê que a próxima onda, embora intensa, terá temperaturas ligeiramente mais baixas que o pico anterior.

Bolha de calor no continente

O evento está ligado a uma bolha de calor que afetará Argentina, Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil, além de partes do Centro-Oeste. O fenômeno, caracterizado por alta pressão que retém ar quente, é intensificado pelo verão e pela falta de nuvens, segundo a MetSul.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page