top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onda de calor atinge o Brasil nos últimos dias do verão

Temperaturas podem ficar até 10ºC acima da média histórica em alguns estados

 
Foto: Divulgação / internet

O Brasil enfrenta uma onda de calor muito intensa e prolongada nos últimos dias do verão de 2024. Uma bolha de calor se instalou sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, elevando a temperatura em vários estados brasileiros. Segundo os meteorologistas, o fenômeno deve durar até o fim da estação, que ocorre pelo equinócio no dia 20 de março, à 0h06.

A onda de calor é causada por um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias, que trazem chuva e alívio térmico. Com isso, a temperatura fica muito acima da média em parte do país, podendo bater alguns recordes históricos para março. Os termômetros podem marcar até 10ºC a mais do que o normal para esta época do ano.

A instabilidade fica concentrada entre 30ºS e 35ºS, com muita chuva e temporais frequentes no Centro da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Mais ao Sul do Brasil, é esperado que a chuva chegue antes, mas o clima vai continuar abafado.

O centro da bolha de calor está situado sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, onde são esperadas as mais altas temperaturas. As máximas podem atingir valores tão altos quanto 43ºC a 45ºC em províncias do Norte argentino e em algumas cidades paraguaias nesta semana.

Pela proximidade da Argentina e do Paraguai, os três estados do Sul são afetados pela onda de calor, com temperatura muito acima dos padrões históricos de março. O Oeste da região, em especial, tem o calor mais excessivo, mas outras áreas também devem registrar marcas elevadas.

No Rio Grande do Sul, o calor ganha força principalmente a partir da terça-feira, com máximas generalizadas acima de 30ºC. Os dias mais quentes devem ser a quarta e a quinta. Máximas de 37ºC a 39ºC podem ocorrer no Oeste, no Noroeste e nos vales. Mesmo a Serra não deve escapar do calorão, com registros de 33ºC a 34ºC na quinta. Porto Alegre terá 34ºC na terça, ao redor de 35ºC na quarta, 36ºC a 37ºC na quinta e alguns dados indicam a possibilidade de máximas em torno de 35ºC ou mais na sexta antes da chuva. Na Grande Porto Alegre, onde aquece mais no Vale do Sinos pelo relevo local, deve ter marcas 2ºC mais altas, ou seja, pode bater em 37ºC a 38ºC na segunda metade da semana.

Em Getúlio Vargas, no Norte do estado, a previsão do tempo para os próximos dias é de sol com algumas nuvens e sem chuva. A temperatura mínima deve variar entre 19ºC e 22ºC, e a máxima entre 33ºC e 34ºC.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page