Plataforma Integra do IFRS é reformulada para impulsionar conexões com a sociedade
- Andrei Nardi
- 2 de abr.
- 1 min de leitura
Nova versão aposta em inteligência artificial, acessibilidade e navegação intuitiva para aproximar inovação de empresas e instituições públicas
Parcerias entre a educação, a ciência e o setor produtivo ganharam um novo impulso com o relançamento do Portal de Inovação – Integra, plataforma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) voltada à cooperação entre instituições, empresas e a comunidade. A nova versão já está no ar e pode ser acessada em integra.ifrs.edu.br.
A reformulação inclui uma nova identidade visual e logotipo, alinhados à Rede Federal de Educação Profissional, e um layout totalmente redesenhado para tornar a navegação mais fluida. A página inicial agora oferece atalhos diretos às seções mais acessadas, melhorando a experiência do usuário.
Funcionalidades ampliadas e integração com inteligência artificial
Além de facilitar a busca por projetos, laboratórios, especialistas e ambientes de inovação do IFRS, o Integra passa a contar com feedbacks imediatos, melhorias em acessibilidade e ferramentas de inteligência artificial integradas à navegação e organização dos conteúdos.
Outra novidade é a possibilidade de gestão de propriedades intelectuais desenvolvidas nos ambientes de inovação da instituição, ampliando o controle sobre tecnologias e soluções produzidas no contexto acadêmico.
Acesso gratuito por qualquer dispositivo
O portal está disponível gratuitamente e pode ser acessado por computadores, tablets ou smartphones, sem necessidade de cadastro prévio. Com a atualização, o IFRS reforça seu papel de agente articulador entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade.

Comments