Prefeito de Getúlio Vargas e presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Mauricio Soligo, e o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, encerraram, no dia 1º, viagem a Genebra/Suíça, com uma visita à sede da Organização Mundial da Saúde, quando foram recebidos pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
De 28 de junho a 1º de julho, eles participaram da Cúpula Mundial da Família 2022 promovida pela Organização Mundial da Família (WFO) e pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), e do lançamento da Universidade de Prefeitos promovida pelo Governo do Paraná, Organização Mundial da Família e UNITAR.
A Cúpula Mundial da Família teve como tema “InvestInFamílias” – Autoridades locais e famílias trabalhando juntas para reduzir a pobreza e a fome, promover educação de qualidade, bem-estar, crescimento econômico reduzindo as desigualdades em um ambiente inclusivo de paz e segurança e Nenhuma família deixada para trás”. As ações estão dentro do escopo da Agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e também auxiliam na resposta da crise da pandemia, integrando a sociedade e o setor público. Não deixar ninguém para trás é o princípio primordial em transformar os compromissos da Agenda em ações efetivas requer uma compreensão precisa da população-alvo. Mulheres, homens, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV, indígenas, refugiados, deslocados internos e migrantes, todos eles têm em comum o fato de pertencerem a uma Família que vive em Nível Local.
Durante os dois primeiros dias, o evento foi no Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra. No terceiro dia, assistiram palestras na sede da UNITAR e também realizaram visita técnica ao Parlamento de Genebra.
Na noite de 30 de junho, participaram de uma recepção oferecida pelo embaixador brasileiro em Genebra, Tovar da Silva Nunes, onde assumiram o compromisso de reforçar junto aos municípios da região da AMAU a importância dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e firmar parceria também para levar a Universidade de Prefeitos ao Rio Grande do Sul.
A estada em Genebra encerrou na sede da Organização Mundial da Saúde. Logo após, estiveram ainda no Museu da Cruz Vermelha, em Genebra.
Comentarios