Prefeito de Getúlio Vargas recebe assessor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS
- Andrei Nardi
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Programas de qualificação, empreendedorismo e apoio social foram apresentados em reunião no gabinete
Na tarde de quinta-feira (03/04), o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, recebeu em seu gabinete Alencart Loch, assessor do deputado estadual e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella (PDT). O encontro teve como objetivo apresentar os programas desenvolvidos pela secretaria e fortalecer a relação institucional com o município para futuras parcerias.
Durante a reunião, Loch detalhou os principais projetos da nova fase das políticas públicas voltadas à qualificação profissional no estado. Um dos destaques é o RS Qualificação 2, programa voltado à capacitação de públicos prioritários, como desempregados, aposentados, beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
“O RS Qualificação 2 vai ser lançado no início de maio, com um investimento estimado de R$ 40 milhões. A ideia é ampliar o número de municípios atendidos, passando dos atuais 202 para, no mínimo, 400 prefeituras”, afirmou Loch.
Cada aluno matriculado nos cursos terá direito a uma bolsa mensal de R$ 850,00. As turmas contarão com, no mínimo, 15 participantes e carga horária de pelo menos 40 horas.
Cursos móveis e apoio aos pequenos negócios
Loch também apresentou o programa Carretas do Saber, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o senador Hamilton Mourão. A iniciativa leva unidades móveis equipadas para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes como corte e costura, culinária, elétrica industrial e soldagem. Atualmente, 20 carretas estão em operação no estado, com previsão de ampliação para 30 até o final do ano.
Outro projeto apresentado foi o + Gestão, que disponibiliza gratuitamente um software de administração voltado a Microempreendedores Individuais (MEIs), com o objetivo de auxiliar na organização financeira e na gestão dos negócios.
Incentivo ao artesanato e melhorias no Sine
A pauta também incluiu o programa Artesão em Foco, voltado à valorização do artesanato local por meio de capacitações e estratégias de comercialização, especialmente em redes sociais. O seminário já foi realizado em outras cidades da região e tem duração de dois dias.
Além disso, foi anunciado que a unidade da Agência FGTAS/Sine de Getúlio Vargas receberá dois novos computadores, que estarão disponíveis para retirada pela Prefeitura a partir de (10/04), em Porto Alegre.
Participaram da reunião os secretários municipais Geferson Pavinatto (Fazenda) e Darlei Gysi (Desenvolvimento Econômico), a diretora administrativa Simone Castelli, o presidente da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Paulo Roberto Galina, e a presidente do Lar dos Idosos, Sônia Tonial.
“Estamos sempre abertos ao diálogo e às parcerias que possam gerar benefícios concretos à população de Getúlio Vargas”, declarou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto.

Comments