A Secretaria da Educação (Seduc) lançou o projeto Tutoria Pedagógica com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, combater o abandono escolar e reduzir as taxas de reprovação. O projeto começou na última quinta-feira (21) nas escolas estaduais. A meta é atingir 70% das matrículas da rede até o final de 2023 e 100% até o início do ano letivo de 2024.
Inicialmente, o projeto atenderá 457.245 estudantes, correspondendo a 64% das matrículas, distribuídas por 629 escolas de Ensino Médio e 84 de Ensino Médio em Tempo Integral. Serão alocados 118 tutores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para atender a 851 instituições de ensino do Estado.
A tutoria pedagógica é uma estratégia que articula as diretrizes pedagógicas da Secretaria com as ações das CREs e das escolas, visando fortalecer os gestores escolares na missão de melhorar o desempenho dos estudantes. Profissionais qualificados trabalharão em colaboração com as equipes diretivas e os supervisores pedagógicos das instituições para executar as ações previamente definidas.
Raquel Teixeira, titular da Seduc, destaca que a tutoria pedagógica é uma ferramenta contínua para fortalecer o aprendizado dos alunos, visando aprimorar suas habilidades e potencialidades ao longo do ano letivo. “Fizemos um projeto-piloto com as CREs de Porto Alegre e Guaíba, que começou no mês de julho. Agora, nesta nova etapa, após a formação realizada, estamos incluindo todas as CREs. A ideia é proporcionar mais uma ferramenta de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes”, afirma.
No âmbito regional, a 15ª CRE também iniciou o desenvolvimento do projeto que até o final do ano letivo, atenderá 32 escolas em 17 municípios. Para o próximo ano, as atividades da tutoria deverão contemplar as 89 escolas de abrangência da Coordenadoria.
Os tutores pedagógicos serão responsáveis por um conjunto de até oito escolas e se dedicarão exclusivamente à tutoria pedagógica. Os encontros serão realizados semanalmente de forma presencial nas instituições de ensino, com duração variando entre 2h e 4h.
Com carga horária de trabalho de 20h ou 40h semanais, os profissionais realizarão a tutoria nas escolas em quatro dias da semana, reservando o quinto dia para o planejamento na CRE. Os tutores terão a missão de orientar e apoiar a equipe gestora na organização do trabalho pedagógico, priorizando ações que buscam uma aprendizagem mais significativa e com resultados positivos.
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