Dos 38 municípios sem ligação pavimentada, 23 estão nas regiões Norte e Noroeste do Estado
Dados da Secretaria Estadual de Logística e Transportes apontam que 60,5% dos municípios gaúchos ainda sem acesso asfáltico estão localizados nas regiões Norte e Noroeste. Ao todo, são 13 cidades no Norte e 10 no Noroeste do Rio Grande do Sul com essa pendência.
Obras em andamento e projetos
Das 23 cidades dessas regiões, 10 estão com obras em andamento. Os demais 13 municípios estão em fase de projeto ou com intervenções previstas. As informações fazem parte de levantamento oficial divulgado pela pasta estadual.
Na região Norte, cidades como Ametista do Sul, Benjamin Constant do Sul, Itatiba do Sul e Barra do Rio Azul já estão com obras em execução. Em Faxinalzinho, os trabalhos estão previstos. Já municípios como Entre Rios do Sul e Quatro Irmãos seguem na fase de projeto.
Governo projeta conclusão de acessos até 2026
Desde o início do primeiro mandato do governador Eduardo Leite, em 2019, o governo estadual afirma ter concluído os acessos asfálticos de 24 municípios. A meta, segundo o secretário estadual Juvir Costella, é garantir que, até o fim de 2026, todos os municípios do Estado que ainda não têm ligação asfáltica estejam, ao menos, com obras licitadas e em andamento.
“Dos 19 acessos que ainda não estão em obras, oito vamos possivelmente iniciar este ano e 11 vamos atualizar os projetos e iniciar as obras até o ano de 2026. Dá para se projetar que o governo Eduardo Leite e Gabriel Souza não finda sem que todos esses acessos asfálticos, no mínimo, estejam licitados, empresas contratadas e em fase de obra”, afirmou Costella.
Última entrega foi em Montauri
A inauguração mais recente de acesso ocorreu em 21 de março, quando o governo entregou a pavimentação de 14 quilômetros ligando Montauri, na Serra. A obra teve custo de R$ 25 milhões.

Comments