A MetSul Meteorologia alerta para um risco aumentado de tempestades severas isoladas no Rio Grande do Sul no final desta semana e durante o fim de semana. Segundo a empresa, o fenômeno será causado pela expansão de uma massa de ar extraordinariamente quente que atingirá o Sul do Brasil, especialmente o Paraná.
As tempestades tendem a ser localizadas, mas podem ser fortes a intensas em alguns pontos, com vento, granizo e raios. O risco de vendavais e danos é alto, assim como a possibilidade de granizo de tamanho médio a grande.
A temperatura deve passar dos 35ºC em municípios do Noroeste gaúcho e chegar perto dos 40ºC no extremo Noroeste, na fronteira com a Argentina. A atmosfera estará muito instável e poderá gerar supercélulas de tempestades, que são capazes de provocar temporais muito intensos.
A chuva será mais frequente e volumosa no Centro, Oeste e Sul do estado, onde pode ultrapassar 100 mm em vários municípios até domingo. Na Metade Norte, o risco de temporais aumenta principalmente na sexta e no fim de semana. Santa Catarina e Paraná também podem ter chuvas fortes e isoladas.
Comments