top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria da Saúde lança campanha de prevenção ao suicídio com atletas e anuncia dados sobre mortalidade no RS

Vídeos com jogadores de Grêmio e Internacional serão divulgados durante o mês de setembro; informe epidemiológico de 2023 será publicado ainda este mês

 

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Secretaria da Saúde (SES) lançou a campanha “Juntos na torcida pela vida - pedir ajuda faz bem”, que terá vídeos veiculados nas redes sociais durante todo o mês de setembro. A campanha conta com a participação de atletas do Grêmio e do Internacional, que falam sobre a importância de procurar ajuda nos serviços de saúde.

A iniciativa é promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio e faz parte de uma programação que inclui diversas ações voltadas à promoção da vida, com foco em escuta, acolhimento e cuidado com pessoas em sofrimento. Também serão desenvolvidas atividades em escolas, universidades e serviços municipais de saúde na capital e no interior. No dia 4 de outubro, finalizando a programação, haverá uma live sobre saúde mental no pré-natal da Atenção Primária de Saúde (APS), com transmissão on-line.

O 8º Seminário Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio será realizado em 18 de setembro, das 9h às 16h, no Teatro Municipal de Rio Grande. As inscrições estão abertas, restando apenas 50 vagas, e podem ser feitas no link bit.ly/seminario-promocao-da-vida. Esta é a primeira edição descentralizada do evento, sendo realizada em uma região prioritária devido aos altos índices de suicídio.

Prédios públicos e privados em Porto Alegre, como o Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Prefeitura, e outros, serão iluminados com luzes amarelas de 1º a 15 de setembro para marcar a campanha de prevenção ao suicídio.

Ainda neste mês, a SES publicará o Informe Epidemiológico sobre os casos de suicídio no Rio Grande do Sul em 2023, elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O estado apresenta historicamente as maiores taxas de mortalidade por suicídio do país, com um aumento de 32,17% entre 2015 e 2023. Em 2023, foram registradas 1.548 mortes, das quais 80,04% são de homens, e a taxa de mortalidade aumenta com a idade.

Houve também um aumento na mortalidade por suicídio entre a população indígena no Estado, que atingiu 29,29% em 2023. O coordenador do Comitê Estadual, Bruno Moraes, enfatizou a importância de uma análise epidemiológica equitativa para melhorar as intervenções e enfrentar as desigualdades.

A notificação de comportamento autolesivo e tentativa de suicídio é compulsória e deve ser feita em até 24 horas, conforme Portaria do Ministério da Saúde. Entre 2015 e 2023, foram registradas 227.111 notificações de violência interpessoal/autoprovocada no Estado, com 69.689 classificadas como comportamento autolesivo e tentativa de suicídio.

A SES, através do Cevs, realiza capacitações mensais para profissionais da saúde para melhorar a identificação e notificação desses casos. A diretora do DAPPS, Marilise Fraga, destacou a necessidade de ações contínuas de promoção da vida para garantir um suporte eficaz e integrado à população.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page