Evento promovido pela Emater aborda desafios e avanços do Programa de Extensão Cooperativa e Mercados Institucionais
Nesta quarta-feira, 23 de outubro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizou em Erechim o Seminário de Cooperativismo do Programa de Extensão Cooperativa e Mercados Institucionais de Alimentos. O evento, que tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar e suas políticas públicas, contou com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e foi patrocinado pela Cooperativa de Crédito Rural Solidário (Cresol) e pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Diversas instituições, como a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Erechim e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), também estiveram entre os apoiadores.
Desafios para a agricultura familiar
Leandro Marcio Puton, presidente da Amau e prefeito de Gaurama, participou da abertura do seminário e destacou a importância de ampliar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Segundo Puton, debates como o do seminário são essenciais, pois a agricultura familiar não só garante a qualidade dos alimentos que chegam às escolas e às famílias, mas também enfrenta desafios como a sucessão familiar. "É na pequena propriedade que se produz o alimento e se proporciona uma qualidade de vida melhor para quem produz e para quem consome", afirmou.
Equilíbrio entre social e econômico
Puton também ressaltou a importância de equilibrar o desenvolvimento econômico com a qualidade de vida das pessoas. "A Amau tem abraçado bandeiras sociais, como a saúde, porque é necessário haver esse equilíbrio. De nada adianta o desenvolvimento econômico sem qualidade de vida", destacou, reforçando o papel das cooperativas e do apoio institucional.
Público e objetivos
O seminário reuniu gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nutricionistas, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), agricultores, cooperativas e representantes de órgãos públicos em diversos níveis. O principal objetivo do evento foi apresentar os resultados do Programa de Extensão Cooperativa, além de fortalecer as estratégias de cooperativismo da agricultura familiar. O aprimoramento das políticas públicas do PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foi discutido como estratégia para promover a segurança alimentar e nutricional.
Comments