Servidores aposentados do executivo estadual gapreparam mobilização por reposição salarial em 10/04
- Andrei Nardi
- 18 de mar.
- 1 min de leitura
Reivindicações incluem recomposição inflacionária e revisão de cortes aplicados a partir de 2020
O Sindicaixa, entidade que representa ex-servidores da extinta Caixa Econômica Estadual (CEE) do Rio Grande do Sul, anunciou a realização de um ato público no dia 10/04, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. A mobilização reivindica a reposição inflacionária dos salários dos servidores aposentados do poder executivo estadual.
De acordo com Érico Côrrea, presidente do Sindicaixa, a defasagem acumulada nos últimos dez anos supera 70%, com perdas que impactam diretamente aposentados.
"A inflação acumulada no período foi de 77%, enquanto os servidores receberam apenas 6% de reajuste. Além disso, os aposentados sofreram um desconto de até 15% com a contribuição previdenciária desde 2020", afirmou.
Durante entrevista à Rádio Sideral, Côrrea destacou que há participação de servidores da região de Getúlio Vargas nas mobilizações da categoria.
"Nós temos uma turma muito boa em Getúlio, que é atuante no sindicato, aliás, toda a região. Nossa turma de direção é excelente, participativa e atuante. Nós temos um sindicato vivo, forte, que tem muita capacidade de mobilização, mesmo 28 anos depois do fechamento da Caixa", declarou.
O sindicato informa que, além do ato de 10/04, as ações incluem assembleias e participação em veículos de comunicação do interior para divulgar a situação enfrentada pelos servidores aposentados.

Commentaires