Evento contou com a presença de autoridades e lideranças regionais e a assinatura do contrato de estudos de viabilidade da ferrovia
Na noite da quinta-feira, 8, foi realizado em Nonoai o Simpósio de Logística e Integração do Rio Grande do Sul a Nova Ferroeste. O encontro teve como objetivo discutir e promover a importância estratégica de ligação direta das cadeias produtivas ao menor custo logístico. A programação contou com um painel de exposição sobre a Nova Ferroeste e a assinatura do contrato do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia.
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) foi representada pelo prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo. Vários prefeitos e vice-prefeitos do Alto Uruguai e do Norte do Rio Grande do Sul e lideranças regionais prestigiaram o evento, que teve ainda a presença do senador Luis Carlos Heinze, do secretário executivo do Gabinete de Articulações aos Municípios e Prefeitos no governo do Estado, Salmo Dias de Oliveira, e da anfitriã, prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.
O prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, afirmou que a assinatura do contrato de estudos de viabilidade irá beneficiar vários municípios do Alto Uruguai no futuro: “Será mais uma conquista para nossa região. Esta ferrovia ligará a região Centro Oeste, com portos no Paraná e Rio Grande do Sul. Este projeto facilitará o escoamento de carnes e chegada e saída de milho e soja. E trará um grande impacto na economia com manutenção de emprego e renda aqui no Alto Uruguai”, pontuou Soligo.
O senador Luis Carlos Heinze foi um dos articuladores para incorporar o Rio Grande do Sul ao projeto da Nova Ferroeste: “Não contemplava o RS, e solicitei um desenho que incluísse Chapecó até Nonoai; de Nonoai até Erechim; e de Erechim até Passo Fundo. Isso para conectar com Santa Catarina e o resto do Brasil”, explicou Heinze.
O evento teve o apoio da Associação Comercial, Cultural, Industrial, Serviços e Agropecuária de Nonoai (ACISA), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Movimento Pró-Ferrovias e Governo Municipal de Nonoai.
A Nova Ferroeste é um projeto de ferrovia que vai ligar os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, passando por 66 municípios e conectando o Porto de Paranaguá a Maracaju. O objetivo é oferecer um modal de transporte eficiente e sustentável para o escoamento de produtos e mercadorias do agronegócio brasileiro. O projeto está em fase de licenciamento ambiental e deve ser leiloado na Bolsa de Valores no segundo semestre de 2024. A obra deve custar cerca de R$ 25 bilhões e a operação da ferrovia será concedida por 99 anos. A Nova Ferroeste será a segunda maior malha ferroviária do país em capacidade de carga, perdendo apenas para a malha paulista.
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