A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a ocorrência de temporais em todas as regiões do estado de 13 a 17 de novembro. As equipes seguem monitorando as condições do tempo, que deve permanecer chuvoso, com precipitações persistentes e volumosas.
De acordo com a meteorologista Cátia Valente, áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade, sistemas de baixa pressão e fluxo de umidade trazido pelos ventos favorecem temporais com chuvas intensas.
Nesta terça-feira (14/11), as precipitações se concentram na metade norte, com volumes que podem passar de 100 mm.
Quarta (15/11) e quinta-feira (16/11), a tendência é de temporais com chuvas pontualmente fortes e quedas de granizo na metade norte e nos vales. Até sexta (17/11), os acumulados podem ultrapassar 300 mm.
Há risco de transbordamento de rios na fronteira oeste e no norte. Até agora, ocorrências foram registradas em Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul e Nova Santa Rita. Os danos ainda estão sendo contabilizados.
A população deve buscar informações preventivas junto às defesas civis locais, especialmente em áreas de risco. Em caso de tempestades, procure abrigo seguro. A Defesa Civil recomenda atenção a avisos e alertas pelo SMS 40199 e WhatsApp.
Comments