top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UFSM afirma que ônibus envolvido em acidente com sete mortes estava com manutenção em dia

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Documento apresentado confirma inspeção válida até julho; ANTT nega responsabilidade sobre o laudo

 

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nesta quarta-feira (16/04) um documento que atesta que o ônibus envolvido no acidente na RSC-453, em Imigrante, estava com a manutenção em dia. A informação foi apresentada durante uma coletiva de imprensa realizada no campus da universidade.

O acidente aconteceu no dia 04/04, quando um ônibus da UFSM que transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico caiu de uma ribanceira de 52 metros. A ocorrência resultou em sete mortes e deixou 26 feridos.

Documento aponta inspeção regular

De acordo com o documento apresentado, a última vistoria do veículo foi realizada em 23/01/2025, com validade até 23/07/2025. Durante a coletiva, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou:

“Por ser um ônibus escolar, tem que passar obrigatório em sua inspeção e todos os índices obrigatórios foram inspecionados. Existe um engenheiro mecânico credenciado que autorizou esse ônibus a rodar. E, além disso, é feita uma manutenção periódica nesse ônibus.”

Segundo Schuch, nos últimos seis meses, a universidade investiu R$ 40 mil especificamente na manutenção desse veículo.

ANTT esclarece que não é responsável pelo laudo

Após a divulgação do documento, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu nota pública esclarecendo que não é responsável pela emissão do laudo apresentado. A agência explicou que esse tipo de documento é produzido por uma instituição credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e que só seria válido para transporte interestadual de passageiros.

A nota da ANTT, na íntegra:

“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que não é responsável pela emissão do laudo encaminhado pela equipe de reportagem. O documento é elaborado por uma instituição credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e segue os critérios de inspeção veicular exigidos pelas normas da ANTT. O laudo seria válido caso o veículo estivesse autorizado a realizar transporte interestadual de passageiros. No entanto, não há registro de processo para prestação desse tipo de serviço para o veículo. A Agência ressalta que a viagem em questão era intermunicipal. Portanto, o laudo de inspeção técnica aplicável é o exigido pelo Governo do Estado. Nesse caso, recomendamos o contato com as autoridades estaduais para verificar se o documento apresentado atende às exigências do transporte intermunicipal. A ANTT é responsável pela regulação e fiscalização do transporte interestadual de passageiros, ou seja, entre estados. O serviço envolvido no acidente mencionado não é de competência da Agência. Além disso, a logomarca no documento apresentado não é a usada atualmente pela ANTT.”

Motorista relatou falha mecânica

O motorista do ônibus prestou depoimento à Polícia Civil no dia 09/04 e manteve a versão de falha mecânica no sistema de freios como causa do acidente. As investigações seguem em andamento.

Gabinete de crise foi formado após o acidente

A diretora do Colégio Politécnico, professora Marta Moente, informou que foi criado um gabinete de crise para acompanhar a situação, com a participação das seguintes instituições:

  • Defesa Civil

  • Brigada Militar

  • Prefeitura Municipal de Santa Maria

  • Ministério Público Estadual

  • Administração Central da UFSM

  • Direção do Colégio Politécnico

Dinâmica do acidente

O ônibus havia saído de Santa Maria em direção ao cactário Horst, em Imigrante, para uma visita técnica. O acidente ocorreu por volta das 10h48, cerca de 850 metros do destino final, entre os quilômetros 3 e 4 da RSC-453.

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o veículo trafegava no sentido Teutônia–Imigrante, quando saiu da pista pelo lado esquerdo e caiu de uma ribanceira de 52 metros, capotando diversas vezes.

Número de vítimas

Foram confirmadas sete mortes — seis mulheres e um homem. Além disso, 26 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais nas cidades de Teutônia, Estrela e Lajeado. Ao todo, 33 pessoas estavam no ônibus, conforme informações da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Foto: André Ávila/ Agencia RBS
Foto: André Ávila/ Agencia RBS

コメント


VEJA TAMBÉM

bottom of page