Vigilância Ambiental Estadual alerta para baixo estoque do produto Cielo, usado no controle do Aedes
- Andrei Nardi
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Município de Erebango intensifica ações de prevenção e conscientização sobre a dengue
A Vigilância Ambiental Estadual do RS divulgou que o estoque do produto Cielo, utilizado como última opção para o controle químico do mosquito Aedes aegypti, está baixo. Por isso, o órgão está fornecendo aos municípios apenas a quantidade necessária para os casos recomendados. Esses casos são aqueles em que um indivíduo está dentro dos 10 dias de início dos sintomas e há presença do mosquito nas residências próximas.
A equipe especializada da Vigilância Ambiental Estadual enfatiza que o controle mecânico, por meio de iscas e produto biológico, é muito mais eficiente. O uso do Cielo deve ser restrito apenas aos casos realmente recomendados.
Para minimizar os riscos da doença, o município de Erebango tem desenvolvido uma série de ações voltadas à prevenção e conscientização. Entre as iniciativas, estão palestras nas escolas com foco no controle do mosquito, orientações sobre a importância do cuidado e separação adequada do lixo, intensificação de visitas nos quarteirões onde foram registrados casos positivos e aplicação do produto químico para controle do Aedes nos locais onde houve casos positivos.
Atualmente, Erebango registra 6 casos ativos de dengue, com um total de 15 confirmações. Outros 10 testes ainda aguardam a divulgação do resultado.
A equipe de saúde do município alerta a população para ficar atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor abdominal intensa e contínua, vômito persistente, tontura, algum tipo de sangramento e muita dor no corpo. Em caso de sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação médica e teste rápido.
A dengue não tem tratamento específico e os pacientes devem observar alguns cuidados, como evitar o uso de anti-inflamatórios e utilizar apenas Dipirona ou Paracetamol para aliviar a dor e a febre. Outra dica importante é aumentar a ingestão de líquidos, como água, chás e sucos. A melhor forma de controle da dengue é eliminar focos de água parada nas residências.
Comments