top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[ÁUDIO] Expo Getúlio Vargas 2024 começa nesta quinta-feira com extensa programação até domingo, 13 de outubro (Olho Vivo | 08/10/2024)

Feira oferece exposição de mais de 150 expositores, shows musicais nacionais, encontros de turismo rural, bovinocultura e uma série de atividades voltadas para o fortalecimento econômico da região

 

A Expo Getúlio Vargas 2024 começa nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, e promete agitar a cidade e a região até o próximo domingo, dia 13. A feira é organizada por diversas entidades locais, como a Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços (ACCIAS), a Prefeitura de Getúlio Vargas e a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento contará com uma programação variada, reunindo atividades de negócios, cultura, lazer e conhecimento técnico voltadas tanto para o público regional quanto para visitantes de outras localidades.

Expectativa e organização

A preparação para o evento está em sua fase final, conforme destacou Roberto Paulo Galina, presidente da ACCIAS. "A feira está 98% pronta. Mesmo com a chuva fina, a equipe está trabalhando desde as seis e meia da manhã, e na quinta-feira de manhã tudo estará 100% concluído", afirmou. A expectativa é que a Expo Getúlio Vargas 2024 seja um grande sucesso, tanto pela quantidade de expositores – 153 no total – quanto pela programação extensa que inclui atrações para toda a família.

Denise Luithardt Klitzke, responsável pelo escritório da EMATER/Ascar-RS em Getúlio Vargas, explicou que a feira tem sido planejada desde 2023, com reuniões semanais a partir de janeiro de 2024 para acertar todos os detalhes e expandir a oferta de atividades. "A Expo vem aumentando ano a ano, abrangendo novos setores da economia local. O objetivo é mostrar o potencial de Getúlio Vargas como uma grande vitrine para a região", reforçou.

Principais destaques da feira

Um dos grandes atrativos da Expo Getúlio Vargas é a diversidade de setores representados. O pavilhão de agroindústrias familiares, que já é tradicional, estará ainda maior nesta edição. Segundo Denise, haverá participação de empresas locais e de outras regiões do estado, oferecendo produtos variados como queijos, cachaças, nozes, embutidos, açúcar mascavo e sucos naturais. "Será uma oportunidade para o público conhecer de perto o que é produzido aqui no município e arredores, além de encontrar produtos únicos para levar para casa", destacou.

Outros setores que ganharão destaque são o da construção civil e o da moda, com o terceiro Pavilhão da Moda Show abrigando mais de 70 estandes com uma diversidade de produtos. Além disso, o tradicional Feirão do Automóvel e o Agro Show prometem atrair grande público, com maquinário agrícola e veículos disponíveis para compra e exposição.

A praça de alimentação também será um ponto de encontro importante, com comerciantes preparados para oferecer uma ampla gama de opções gastronômicas. "A expectativa de público é grande, e estamos trabalhando para que todos os visitantes sejam bem atendidos", comentou Roberto, que também destacou a ausência do parque de diversões, inicialmente programado, mas que foi cancelado por problemas de última hora. "Estamos buscando alternativas, como brinquedos infláveis, para suprir essa ausência", explicou.

Programação cultural e shows

A programação de shows da Expo Getúlio Vargas 2024 inclui artistas renomados em nível nacional e atrações locais. A abertura oficial, na quinta-feira, às 19h, será seguida por apresentações de Jessé e Suzi, e, às 22h, o show nacional da banda Corpo e Alma. Na sexta-feira, o destaque será Guilherme Mecca, às 21h30, seguido pela banda Traia Véia.

No sábado, dia 12, feriado nacional, a programação musical começa com Vitrola Rock às 20h, seguido pelo show da dupla Júnior e César às 22h30 e Patrick Borgmann à meia-noite. Para fechar o evento, no domingo, dia 13, o palco principal será comandado por artistas locais, como Melissa Rocker e Flávio Dalcin, culminando com o show da banda Nenhum de Nós, uma das principais atrações desta edição.

Roberto reforçou que, apesar de haver ingressos para áreas VIP e camarotes, todos os shows podem ser assistidos gratuitamente. "Quem quiser participar dos shows, pode ir tranquilo. A entrada é liberada e não há necessidade de comprar ingressos", esclareceu.

Encontros de turismo rural e bovinocultura leiteira

Além das atrações culturais e comerciais, a Expo Getúlio Vargas também será um espaço para disseminação de conhecimento e capacitação. Na sexta-feira, 11 de outubro, o Sindicato Rural sediará dois eventos de grande relevância: o 4º Encontro Regional de Turismo Rural e o 2º Encontro da Bovinocultura Leiteira.

O Encontro de Turismo Rural tem como objetivo divulgar as iniciativas de turismo rural na região e capacitar empreendedores locais. Denise, da EMATER, comentou que Getúlio Vargas já possui um roteiro turístico consolidado e que o evento trará palestrantes de outras regiões, além da possível presença do Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini. "Vamos apresentar cases de sucesso e compartilhar experiências para incentivar o turismo rural em nossa região", destacou.

Na parte da tarde, será a vez do Encontro da Bovinocultura Leiteira, voltado para produtores de leite e interessados na área. Com palestras sobre manejo de fertilidade do solo e alternativas na produção de forrageiras de inverno, o evento busca atualizar e qualificar os participantes. "Será uma excelente oportunidade para os produtores se capacitarem e trocarem experiências", afirmou Andreza Soccol, responsável pelo Departamento de Turismo de Getúlio Vargas.

Primeiro encontro de soberanas

Outra atração especial será o 1º Encontro de Soberanas, que acontecerá no sábado, 12 de outubro, a partir das 14h. As soberanas de Getúlio Vargas organizaram o evento para receber cortes de rainhas e princesas de várias regiões do estado, promovendo um intercâmbio cultural e divulgando as belezas e a hospitalidade da cidade. "Já temos 20 cortes inscritas e esperamos que esse evento se torne uma tradição", comentou Andreza.

Atração e potencial econômico

A Expo Getúlio Vargas, além de oferecer entretenimento e lazer, é uma plataforma importante para fortalecer a economia local. Os 153 expositores participantes são de diversos segmentos, desde agroindústrias até comércio e serviços, o que representa um expressivo volume de negócios. "As feiras têm o potencial de atrair público, gerar vendas e também criar networking entre empresários e consumidores", ressaltou Roberto, da ACCIAS.

O evento, que já faz parte do calendário oficial de Getúlio Vargas, resgata a tradição de grandes feiras realizadas na cidade, como a Expo Incar. "Getúlio Vargas sempre foi referência em eventos regionais, e a Expo busca manter viva essa tradição, servindo como um ponto de encontro entre o público e o mercado local", completou Denise.

Horários e funcionamento

A Expo Getúlio Vargas estará aberta ao público na quinta-feira a partir das 14h, com abertura oficial às 19h. Nos demais dias, de sexta a domingo, a feira funcionará das 10h às 22h, encerrando com os shows noturnos. Todos os eventos, exposições e atrações são de entrada gratuita, exceto alguns espaços VIP para os shows.

Agradecimentos e patrocinadores

A comissão organizadora da feira fez questão de agradecer aos patrocinadores e apoiadores que tornaram o evento possível. O Sicredi é o patrocinador diamante, enquanto a Santa Clara, Unimed e Sicoob são patrocinadores ouro. Além disso, empresas como Banrisul, Senar e Rio Grande Online também contribuíram para a realização da Expo Getúlio Vargas 2024.

Os organizadores reforçaram o convite para toda a comunidade e visitantes da região prestigiarem o evento. "Preparamos tudo com muito carinho, e esperamos que a Expo Getúlio Vargas seja um sucesso, tanto para os expositores quanto para o público", finalizou Roberto.

  • Ouça a entrevista completa:


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page